Estudos

O Altar e a Pia


Todos os crentes em Cristo já ouviram falar do Tabernáculo que Deus deu a Moisés por revelação no Monte Sinai. E é sobre isso que queremos compartilhar. O tabernáculo era dividido em três partes, o átrio, o lugar santo e o lugar santíssimo. O lugar santíssimo continha à arca, no santo lugar o altar de incenso, a mesa da proposição e o candelabro e no átrio a pia e o altar de sacrifício.
  Tomaremos como base desta mensagem somente duas das sete peças que havia no Tabernáculo. Tomaremos por base o altar dos holocaustos e a pia de bronze.
O altar era feito de madeira de acácia isto fala da humanidade do Senhor Jesus, a árvore é associada com o que é terreno.
E revestido de bronze, isto fala da resistência de Cristo em suportar o juízo divino.
No altar eram oferecidos os sacrifícios a Deus todos os dias, isto nos lembra de Cristo que foi crucificado por nós.
O altar não era atraente, estava manchado de sangue e o cheiro dos sacrifícios não era nada agradável, pois eles não eram assados e sim, queimados. Podemos imaginar que o cheiro fosse intolerável, mas Deus tinha um propósito com isso, ele queria ensinar ao povo o que é o pecado e como o pecado cheira mal.
A primeira coisa que se encontrava quando se entrava no Tabernáculo era o altar de bronze, isto significa que para o homem chegar a Deus ele precisa passar primeiro pelo sacrifício expiatório de Jesus.
O altar era quadrado, isto nos lembra de que a mensagem da cruz precisa ser ouvida nos quatro cantos da terra. O altar também possuía varais e argolas para poder ser carregado pelos Levitas, isto é, nos cabe o compromisso de levarmos a mensagem da cruz. Mas para chegar ao lugar santo não só passava pelo altar dos holocaustos, mas também pela pia de bronze. 
A pia de bronze é uma figura aqui da Palavra de Deus. O metal indica firmeza, solidez e incorruptibilidade, poder de permanecer e durar.
O seu significado é santificação, depois de identificado com a morte de Cristo para redenção do pecador. O pecador precisa ter contato com a pia para ser mais santo. A bacia de bronze era parte integrante da vida dos israelitas, de igual modo deve a palavra de Deus estar internamente ligada a nossa vida diária. Quando os israelitas entravam no pátio do tabernáculo, eles encontravam duas coisas: o altar e a bacia de bronze; ambos nos falam da provisão de Deus para nós.
O altar fala da purificação pelo sangue. A pia da purificação pela palavra (água).
A pia de bronze refletia a imagem do sacerdote. Quando ele se aproximava da pia podia ver o seu rosto refletido ali. A palavra de Deus é como espelho. A Bíblia revela os nossos defeitos, falhas e pecados.
Para o sacerdote entrar no santo lugar era necessário passar pelo altar e depois pela pia.
Isto nos ensina que para o homem entrar no céu é necessário aceitar o sacrifício de Jesus no calvário e ser purificado pela sua palavra.

Artigo escrito por:
  Aguinaldo de O. Arruda

e-mail- professor_ag@yahoo.com.br

     Existe uma diferença entre servir ao Senhor com alegria e servi-lo sem alegria, quando eu o sirvo com alegria eu tenho satisfação em servi-lo, quando eu sirvo ao Senhor com alegria, não o sirvo gemendo.
     Quando a pessoa serve ao Senhor sem alegria a sua vida cristã é muita ruim o seu cristianismo se torna um fardo, se torna uma opressão uma prisão, porém quando o crente serve ao Senhor com alegria o seu cristianismo é radiante é de liberdade. O salmista Davi certa feita disse alegrei- me quando me fizeram um convite, eu senti uma satisfação enorme por esse convite, mas que convite foi esse que lhe trouxe tanta alegria te chamaram para ir ao cinema assistir uma comedia? Não! Chamaram-te para ir a uma festa? Não! Chamaram-te para ir ao circo? não! Então qual foi o convite que te fizeram que lhe trouxe tanta alegria? O que convite que me fizeram foi este, vamos à casa do Senhor (Sl 122.1), isto é alegria em servir ao Senhor. Neemias 8.10, diz que a alegria do Senhor é a vossa força ou seja quando eu sirvo ao Senhor com alegria isto me torna forte, pois a alegria que tenho em servir ao Senhor me dar forças espirituais.
     Existem três tipos de pessoas que servem ao senhor:
1ª – Umas querem servir visando lucro financeiro;
2ª – Outras querem servir com medo de ir para o inferno e o inferno é uma realidade;
3ª – Outras são aqueles que servem por amor.
Por exemplo, em atos cap. 5.41, os discípulos depois de terem sido presos, açoitados foram soltos e ficaram felizes e disseram , estamos felizes porque fomos achados dignos de sofrer afronta  por causa do nome de Jesus.
Eu não sei como você está servindo a Deus talvez seu cristianismo está pesando mais do que 10 toneladas, talvez você esta servindo a Deus indisposto.
Mais hoje Deus quer fazer de você um servo de orelhas furadas, em êxodo 21 quando fala das leis dos escravos, diz que um escravo servia a seu senhor por seis anos no sétimo ele poderia sair forro, ou seja, livre, mas se aquele escravo dissesse que não queria sair porque amava o seu senhor espontaneamente então o seu senhor pegava aquele servo e o levava a presença dos juízes e os juízes ao postigo ou seja a uma pequena porta e o seu senhor lhe furaria a orelha com uma sovela uma ferramenta que carpinteiro usava para furar couro e ele o serviria para sempre por que ele fez sua própria escolha de nunca sair da casa de seu senhor Salmos 40.6, diz “sacrifício e oferta não quiseste minhas orelhas furastes.”
     Você tem as suas orelhas espirituais furadas? Você serve ao Senhor voluntariamente?
     Observe uma coisa à orelha era furada na porta.
         Orelha furada era símbolo de obediência voluntaria, e furada na porta representa a família a qual ele se ligava para sempre. Você tem a sua orelha espiritual furada?
     Você serve a Deus da maneira que Deus quer, ou serve a Deus da tua maneira.
     Servir não senhor com alegria. Quando você serve ao Senhor com alegria você tem sempre um cântico pra apresentar ao Senhor.
     Sabe qual a diferença entre o crente que serve a Deus com alegria e o que serve com a ausência da mesma?
     O que serve ao Senhor com alegria ele é prudente, o que serve ao Senhor sem alegria é néscio é louco.
      A parábola das dez virgens em Mateus 25.12-13, diz que a diferença das prudentes para as loucas é que as prudentes levaram azeite de reserva às loucas não. Por que as prudentes tinham azeite de reserva? Por que elas tinham alegria em servir ao Senhor.
    Há livres que estão presos, a sua vida e poço de lamentação é uma lástima, esta livre porém preso. Disse certo pastor “tem pessoas que a sua vida é a capa do livro de lamentações de Jeremias.”
Mas Deus quer que você o sirva com alegria, tome o jugo de Jesus com satisfação: Jesus disse em Mt 11.29 tomai sobre vos o meu jugo.

     O jugo é um instrumento que une um animal ao outro, quando Jesus manda tomar seu jugo Jesus esta dizendo ande lada a lado comigo, em Dt 22.10 diz que não poderia colocar no mesmo jugo que o boi e o jumento por que as passadas são diferentes. Quando eu tomo o jugo de Jesus eu devo andar nas passadas de Jesus. Isto Com alegria. 

Artigo escrito por:

 Professor Aguinaldo de O. Arruda

IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS



  Segundo o ensino claro das Escrituras Sagradas, o homem foi criado segundo um Tipo Divino. Sua criação difere totalmente dos demais seres vivos, sobre os quais lemos que Deus os criou "segundo a sua espécie" (cf. Gn 1:25). Ou seja, eles possuem formas tipicamente próprias de suas espécies. No entanto, com relação à criação do homem foi diferente, pois Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança..." (cf. Gn 1:26). Imagem (heb. tselem) e semelhança (heb. demuwth) são expressões completamente diferentes e com significados especiais. Mas, o que vem a ser exatamente "imagem e semelhança"? O homem como "imagem de Deus", tselem é proveniente de uma palavra hebraica que se traduz por "projetar uma sombra ou produzir uma sombra" Essa sombra teria a sua imagem (tselem) obviamente ela não teria todos os detalhes da sua fisionomia, mas seria a sua sombra. O homem como semelhança (Demuwth) é um ser racional e moralmente responsável. Como "semelhança de Deus", ele se parece com o Criador em sua natureza mental. No entanto, dizer que o homem foi criado "semelhança de Deus", não é a mesma coisa que dizer que o homem foi criado exata e absolutamente igual a Deus. Primeiro, porque o homem foi feito corpo visível e palpável, enquanto que "Deus é Espírito" (cf. Jo 4:24). Segundo, porque homem algum pode alcançar e se tornar detentor em si mesmo da absoluta perfeição do Todo-Poderoso. Quanto a este particular, pergunta o patriarca Jó: "Porventura alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso?" (Jó 11:7). Somente Jesus Cristo, o segundo Adão, possui em Si mesmo o resplendor da glória e a expressão exata de Deus (Hb 1:3). Só Ele é em Si mesmo a "...imagem do Deus invisível..." (Cl 1:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário