SIGNIFICADO DE
TALMIDIM
TALMIDIM (aprendizes,
discípulos)
A mera tradução da
palavra TALMIDIM (talmid, s.) não é suficiente para esclarecer sua relevância
nos dias de hoje.
Precisamos conhecer
sua história e seu contexto mais remoto para sabermos exatamente o que ela
significa.
Na Galiléia do
tempo de Jesus, os meninos em Israel iniciavam seus estudos da Torah aos 6 anos
de idade. Aos 10 anos já tinham a Torah decorada.
O ensino era
geralmente oferecido por um rabino nas sinagogas.
A partir dos 10
anos de idade, quando encerravam os estudos na escola primária (Beit Sefer)
apenas os melhores e mais destacados alunos eram selecionados para a escola
secundária (Beit Talmud).
Os meninos que não
prosseguiam os estudos eram ensinados na profissão da família.
Os que haviam sido
selecionados para dar seguimento aos seus estudos, aos 14 anos já sabiam de cor
todas as Escrituras: além da Torah (a Lei de Moisés, composta pelos cinco
primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco), também os livros
históricos, de sabedoria e todos os profetas.
Com essa idade eram
também iniciados na tradição oral, a sabedoria dos rabinos acumulada ao longo
da história de Israel, e passavam a discutir as interpretações e aplocações da
Lei de Moisés.
Aos 14 e 15 anos,
somente os melhores entre os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de
um rabino famoso e respeitado.
Esses pouquíssimos
meninos da elite intelectual de Israel eram chamados talmidim (trad.
discípulos).
Os rabinos daquela
época se distinguiam na maneira de interpretar e ensinar como aplicar a Lei de
Moisés.
Cada rabino possui
seu conjunto de regras e interpretações. Por exemplo, discutiam o que poderia
ou não ser feito para guardar o shabat.
Esse conjunto de
regras e interpretações era chamado de “o jugo do rabino”. Hillel e Shamai, por
exemplo, eram dois rabinos famosos no tempo de Jesus.
Cada um deles tinha
seus talmidim, e muitos seguidores que se colocavam sob seu jugo.
A relação entre um
rabino e seus talmidim era intensa e pessoal.
Em Israel havia uma
recomendação aos talmidim: “Cubra-se com a poeira dos pés do seu Rabi”.
Isso significava
que um talmid deveria observar tudo quanto seu rabino dizia, fazia e a maneira
como vivia, pois sua grande ambição não era meramente saber o que seu rabino
sabia, mas principalmente se tornar semelhante ao seu rabino.
A relação
rabino-talmid era intensa e pessoal, e enquanto o rabino ensinava sua
interpretação da Lei e vivia como modelo aos olhos de seus talmidim, cada
talmid fazia todo o possível para em tudo imitar seu rabino de tal maneira a
que se tornasse igual a ele.
O conceito de
talmidim é um dos mais fundamentais do Novo Testamento.
Jesus, o Cristo de
Deus, escolheu o sistema rabino/talmid para se relacionar com os seus
seguidores.
Assim como os rabinos
de sua época, Jesus também chamou seus talmidim.
Com duas
diferenças.
A primeira é que
Jesus criticou os rabinos seus contemporâneos, afirmando que colocavam um jugo
pesado demais sobre seus seguidores, e que eles mesmos não conseguiam suportar.
Eram rabinos do
tipo “faça o que digo, mas não faça o que eu faço”.
Jesus, além de
viver de modo absolutamente coerente com seu ensino, oferece descanso aos
talmidim dos outros rabinos, que viviam cansados e sobrecarregados, e promete
aos seus talmidim “um jugo suave e um fardo leve”.
A segunda diferença
é que os talmidim em Israel eram meninos extraordinários, uma elite intelectual
e privilegiada.
Mas Jesus convida a
todos, indistintamente, para que se tornam seus talmidim.
Pessoas comuns,
como você e eu, podem seguir a Jesus e viver sob a promessa de que um dia se
tornarão exatemente iguais a ele.
Jesus ensinou aos
seus discípulos em três anos de intensa convivência.
Convido você a
colocar o pé na estrada e me acompanhar nessa aventura de seguir a Jesus como seus
talmidim.
Referência
Bibliografica. Ed. René Kivtz - Talmidim
Reflexões diárias
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