terça-feira, 20 de dezembro de 2022

 

Existe Natal Judaico?

Em João 10:22-39 lemos que Jesus foi a Jerusalém para celebrar o festival de inverno "Festa da Dedicação", também conhecido como Chanucá. Hoje, 2000 anos depois, celebramos o Natal. Mas qual é a conexão secreta entre Jesus e o Chanucá?

A História do Chanucá

Ao contrário da imaginação popular, o Chanucá não é uma versão judaica do Natal. A palavra Chanucá (חנוכה) significa “dedicação” em hebraico. Comemora a rededicação do Templo Sagrado em Jerusalém, no século II a.C., a Revolta dos Macabeus contra o Império Sírio. Depois de recapturar o Templo, os Macabeus tiveram que purificá-lo e restaurá-lo. Por sorte, um único frasco de azeite puro permaneceu intacto, que foi usado para iluminar e dedicar novamente o Templo. Milagrosamente, a pequena quantidade de óleo, que deveria ter durado um único dia, queimou por oito dias, levando ao festival de oito dias, "A Festa da Dedicação".

 A luz de Israel

O símbolo do Chanucá é a menorá, um candelabro de oito braços, que são acesos em cada um dos oito dias do festival. Menorá vem da palavra hebraica ner (נר) que significa "chama" ou "lâmpada". Em toda a Bíblia, esta palavra tem um significado espiritual mais profundo. Por exemplo, quando o rei Davi envelheceu, lhe foi dito pelos seus homens para não ir com eles para a batalha, "para que não apagues a lâmpada (ner) de Israel" (2 Samuel 21:17). No capítulo seguinte, Davi proferiu um magnífico hino de ação de graças: "Tu és a minha lâmpada (neri), ó Senhor!  O Senhor ilumina-me as trevas." (2 Samuel 22:29). 

Faça brilhar a luz 

Portanto, não deve ser nenhuma surpresa que Jesus se referiu a si mesmo como a "luz do mundo" (João 8:12) e pregou estas palavras: “Se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado...”  (Lucas 11:36). O que é menos óbvio é que Jesus proferiu essas palavras não em português, mas em hebraico.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

 

 

Esta semana, judeus de todo o mundo vão celebrar uma das nossas festas mais importantes: o Rosh Hashanah. Em hebraico, isso significa "cabeça do ano" e o festival marca o início do calendário judaico. Como era há 2.000 anos? Como Jesus celebrou o Rosh Hashanah

Um festival de trombetas

O Festival de Rosh Hashanah רֹאשׁ הַשָּׁנָה não aparece na Bíblia hebraica, nem é referido como o Ano Novo judaico. Em vez disso, a Torá ordena aos filhos de Israel que celebrem uma “festa com toques de trombetas” no primeiro dia do sétimo mês (Levítico 23:24). No hebraico original, este dia é chamado Yom Teruah יוֹם תְּרוּעָה, que significa "um dia de trombeta". Qual era o significado original deste dia?

 Um chamado às armas

Na época do Israel antigo, o som de uma trombeta, um chifre de carneiro, ou shofar, significava o início de uma batalha, como visto na conquista de Josué de Jericó (Josué 6:5). Durante a “festa da trombeta”, o som dos chifres de carneiro significava o início de uma batalha espiritual. O som penetrante do shofar lembrava do julgamento vindouro de Deus. Como judeu, Jesus celebrou a Festa das Trombetas. Ele provavelmente conhecia bem o som do shofar, e como seus irmãos judeus, ele o associou ao Fim dos Dias.

 Revelando o significado autêntico das Escrituras

Jesus prometeu aos seus discípulos que, embora os deixasse, em breve ele voltaria: “E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos...” (Mateus 24:31). Ao longo da história judaica, a Festa das Trombetas tem sido uma oportunidade para o povo de Israel estar diante de Deus e implorar que Ele julgue o mundo de forma favorável.

terça-feira, 13 de setembro de 2022


 

Davi, o fugitivo 

Em certo momento, Davi está escondido ao lado de uma montanha no deserto. Quando o exército de Saul se aproxima de Davi pela parte de trás da montanha, um milagre acontece. No último minuto, pouco antes de capturar Davi, Saul é chamado de volta para casa para lutar contra os filisteus. A história termina nos dizendo que o nome desta famosa montanha onde Davi foi libertado da morte é a "Rocha da Separação". 


O significado da Rocha em hebraico

 

No hebraico original, ela é a Sela HaMaḥlekot, סֶלַע הַמַּחְלְקוֹת, um nome que é muito mais interessante do que a tradução indica. A palavra Maḥlekot vem da raiz ḤLKחלק, que significa "dividir". Mas a mesma raiz também significa "escorregadio". Qual significado está correto? Na verdade, ambos estão. Esta montanha era a fronteira divisória, que separava dois exércitos. Mas esse monte também é onde Davi, com a ajuda de Deus, mais uma vez escorregou pelos dedos de Saul.