sexta-feira, 18 de maio de 2018

SER PROFESSOR É:

Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas.


Ser professor é uma profissão que exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento.

Mas quando se é professor… ah, isso não é nada!

O profissional da educação sabe que seu objetivo maior é ensinar, compreende que o caminho para isso é muito mais complexo, não exige apenas seu desenvolvimento cognitivo, mas sim de suas habilidades socioemocionais que possibilitarão uma atuação mais efetiva e próxima.

Conduzir, acompanhar…
Ser professor é compartilhar conhecimento, propagar informação, fazer o outro crescer, mostrar caminhos, dar as mãos, e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que exige amor!

Todo professor deve se orgulhar do vínculo que cria com seus alunos e do comprometimento com sua missão. É necessário estabelecer uma parceria na qual ambos aprendam e cresçam.

O professor sabe que é fundamental conduzir seus alunos, mas, acima de tudo, respeitar o tempo de cada um, compreendendo que ao desenvolvimento humano é constante e contínuo e cada um tem seu ritmo.

Sabe enfrentar os seus e os obstáculos do outro, ajudando-o no que for possível a superar suas perdas e frustrações.

Doa-se sem esperar o retorno, pois reconhece que proteger a emoção é essencial para nutrir as relações saudáveis.

Ter o olhar no outro…
Não importa se é um professor da Educação Infantil, do Fundamental ou do Ensino Médio, qualquer um deles sabe que é preciso conhecer e reconhecer o contexto de cada aluno, suas necessidades e seu repertório de vida.

Sabe que é preciso se despir das suas crenças e se libertar de qualquer choque, seja cultural, geracional ou social para conseguir compreender o processo de aprendizagem e assim compartilhar seus conhecimentos.

Despir-se de suas crenças também envolve lidar de forma natural com as dificuldades dos alunos, sabendo que é essencial despertar a curiosidade, permitir que duvidem, que critiquem que questionem para que se tornem sujeitos autônomos.

Planta sua semente…
O professor tem medo de errar, sim, mas esse medo nunca o paralisa. Ele vai e faz, e assim, superando cada obstáculo (e não são poucos!) e encarando os riscos, pois não há risco maior que o de não cumprir a sua missão.

Ele planta a semente e cultiva seu crescimento a cada dia, e nutre a cada minuto mesmo sem saber quais serão os frutos.

Ser professor é manter-se, apesar das dificuldades, apaixonado por sua profissão, pelo seu trabalho e orgulhoso de sua dedicação!

A Escola da Inteligência compreende que ser professor é isso e muito mais, assim o agradece por ser esse poeta da educação, por investir e acreditar no ser humano, por desejar fazer a diferença no palco da existência e por auxiliar na construção de um presente e futuro mais saudável e próspero.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Qualidade de um bom Professor




Aperfeiçoamento contínuo
O bom professor sabe que pode e deve melhorar continuamente como educador. Portanto, se você acha que suas aulas são perfeitas, é sinal de que você tem um problema muito sério. Se você não busca melhorar, porque acredita que seu ensino é perfeito, talvez você deva considerar mudar de carreira, porque é claro que lhe falta o espírito de autocrítica necessário para melhorar como educador.
 Paciência
O professor deve ser paciente. Um dos fundamentos da educação hoje é que nenhuma criança é igual a outra. Algumas precisam de mais tempo e outras de menos para fazer a lição de casa ou entender o que viu na sala de aula. Devemos ser pacientes da mesma maneira com todos os alunos, tanto aqueles que aprendem mais rápido, como os que precisam de mais tempo e atenção. Nosso apoio deve ser firme. O tempo dedicado a ensinar nunca será perdido e devemos sempre demonstrar confiança nos alunos.
 Boa adaptação
Capacidade de adaptação é uma das características mais importantes que todo bom professor deve ter. Todos os dias você terá novos desafios e deve ser capaz de se adaptar e saber lidar com uma quantidade significativa de elementos adversos.
 Facilidade de comunicação
O bom professor deve ter o dom da fala. No processo de comunicação estabelecido todos os dias em sala de aula, você exercerá a maior parte do tempo o papel de "emissor" da informação, mas também será por muitas vezes o "receptor", e as repostas dos alunos nem sempre serão claras e consistentes, como no caso dos primeiros anos do ensino fundamental, e você precisa ser capaz de interpretá-las.
Você não pode esquecer que os seus alunos não serão seus únicos interlocutores. Você também vai precisar se comunicar regularmente com os pais e deve fazê-lo fluentemente e com a mesma confiança e entusiasmo que você conduz suas aulas.
 Saber motivar os alunos
Um bom professor deve encontrar formas de incentivar a motivação de seus alunos. Para desenvolver as habilidades analíticas dos alunos, os educadores devem incentivá-los a considerar o "por quê" de todas as coisas e aceitar que seus julgamentos não precisam sempre coincidir com os do professor.
 Ter empatia
Os melhores professores não se interessam apenas em transmitir as informações pertinentes à sua área do conhecimento, são antes preocupados em desenvolver as habilidades do aluno, contribuindo para formar cidadãos críticos que saibam enfrentar as adversidades da vida.
 Ser capaz de aprender com seus alunos
É essencial que o professor esteja atento às oportunidades de aprender com seus alunos, ou seja, entender o aluno não somente como objeto de reflexão do educador, mas como sujeito do processo educacional. Procure conhecer seus alunos através de perguntas relacionadas às suas atividades extracurriculares e suas opiniões sobre os temas discutidos em sala de aula.